domingo, 9 de março de 2014

A gota que salva vidas e a Baixa que encanta a alma...

No passado dia 06 de março, realizou-se a visita de estudo ao Instituto Português do Sangue (IPS) de Lisboa com a turma A do 9º ano.

Saímos da escola, por volta das 08h30, e uma hora depois estávamos prontos a entrar nesta instituição pública, que tem por missão garantir e regular, a nível nacional, a atividade da medicina transfusional e da transplantação e garantir a dádiva, colheita, análise, processamento, preservação, armazenamento e distribuição de sangue humano, de componentes sanguíneos, de órgãos, tecidos e células de origem humana. Aqui, podemos rever aprendizagens, avaliar conhecimentos e aprender muito sobre o sangue, mas não só… outros assuntos acabaram por surgir, genética, doenças infetocontagiosas, ciclo sexual feminino,… e até culinária!

Hora de almoçar… partimos em direção à Baixa de Lisboa!

McDonalds do Rossio, barriguinha cheia e toca a caminhar!...

Descemos a Rua da Prata até à Praça do Comércio, mais conhecida por Terreiro do Paço. É uma praça da Baixa de Lisboa, situada junto ao Rio Tejo, na zona que foi o local do palácio dos Reis de Portugal durante cerca de dois séculos. É uma das maiores Praças da Europa, com cerca de 36000m² (180m x 200m).

Pelo caminho, passamos o Arco da Rua Augusta, considerado um dos ex-libris da cidade de Lisboa. O monumento começou a ser programado quando, após o terramoto de 1755, se iniciou a reconstrução da cidade.

Regressando ao Rossio, subimos a Rua Augusta. No fim da Rua Augusta, contornámos para a Rua do Carmo em direção ao… Elevador de Santa Justa, também conhecido como Elevador do Carmo. É um dos monumentos mais interessantes da Baixa, centro histórico lisboeta. Concebido por Raoul Mesnier du Ponsard, abriu em 1902, altura em que funcionava a vapor, e em 1907 começou a trabalhar a energia elétrica, sendo o único elevador vertical em Lisboa a prestar um serviço público. Feito inteiramente de ferro fundido e enriquecido com trabalhos em filigrana, o elevador dentro da torre sobe 45 metros e leva 45 pessoas em cada cabine (existem duas). O café no topo conta com vistas magníficas sobre o centro de Lisboa e o Rio Tejo.

Terminamos a Visita na Praça dos Restauradores, com a visita ao Hard Rock Café.
A Praça dos Restauradores situa-se no extremo sul da Avenida da Liberdade, mesmo acima da estação de comboios do Rossio. Esta, é uma das áreas mais movimentadas de Lisboa e o local onde se pode admirar o renovado Orion Eden, em tempos um teatro e hoje um hotel que manteve a encantadora fachada original.

Aqui fica um pequeno registo deste dia bem passado:

Espero que tenham gostado tanto quanto eu!  ;)

Sílvia Rodrigues

3 comentários:

  1. A meter inveja aos do 8º ne stora?! :P :$
    Mcdonalds, hard rock cafe...
    Deve de ter sido uma grande visita <3 :O

    ResponderEliminar
  2. Foi muito bom! :)
    Nada de invejas... também tiveram a vossa parte e, se se esforçarem, quem sabe, no próximo ano também têm direito a esta atividade!... ;)

    ResponderEliminar
  3. ...E talvez no próx. ano finalmente no autocarro já não terá desculpa (pelos vistos nesta visita do 9º...) :P -_- <3 Pena não ter sido na minha... #InvejaInvejaInveja :p <3

    ResponderEliminar

Deixa aqui o teu comentário... :)