segunda-feira, 3 de março de 2014

Grutinhas, Ursinho e Mosteirinho :D

Dia 28, por volta das 07h45, anunciava-se a chegada do 4º elemento do Staff da visita de estudo a Mira d’Aire… Pipiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii (saiam da frente, dizia o calhambeque)

Tempo para tomar um cafezinho para despertar, organizar a malta e a partida lá foi por volta das 08h15, tal como previsto…

Ao som de Quim Barreiros (esta parte é para enganar quem não foi…), lá foi o pessoal todo bem disposto até ao primeiro local a visitar – as grutas de Mira d’Aire (as maiores de Portugal). Ainda houve tempo para uma paragem… Um lanchinho da manhã, uma ligação ao mundo virtual, umas moedinhas gastas em joguinhos e… ala que se faz tarde!

Chegados às grutas, começamos por ver um vídeo explicativo da história, localização e formação desta Maravilha do nosso país. Seguiu-se a entrada e exploração de um mundo maravilhoso… Muitas estalactites, estagmites, colunas, algares, rios e até cogumelos!


Já era tempo de almoçar! Partimos, então, para o Ecoparque Sensorial Pia do Urso. Um local carregado de história, com uma paisagem natural verdadeiramente deslumbrante e habitações típicas desta região serrana, em que a pedra (calcário) e a madeira se constituem como os principais materiais utilizados.


De barriga cheia e de pernas bem trabalhadas, despedimo-nos da Aldeia da Pia do Urso e partimos rumo à Batalha.
E o que fomos visitar?!   :)
O mosteiro da Batalha, claro está!

Mandado edificar em 1386 por D. João I de Portugal, como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota. Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos até cerca de 1517, durante o reinado de sete reis de Portugal, embora desde 1388 já ali vivessem os primeiros dominicanos. Exemplo da arquitetura gótica tardia portuguesa, ou estilo manuelino, é considerado património mundial pela UNESCO, e, em 7 de Julho de 2007, foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. (informação retirada da Wikipedia)

Mais um lanchinho e chegou o momento de regressar à Quinta do Conde!

E assim se passou um dia de escola diferente, onde, de forma divertida, se pôde realizar novas aprendizagens, ver in loco o que se aprendeu nas aulas, conviver e partilhar conhecimentos!

Estão de parabéns, portaram-se muito bem!!!

Um grande bem-haja a todos!

Para recordar:




Sílvia Rodrigues

1 comentário:

  1. HAHAHAHAH quando cheguei á parte acerca da informação sobre o mosteiro já tava a pensar "Para quem odeia historia como é que a stora sabe isto?!" :P
    E OMG OMG OMG OMG! O video tá...ESPETACULAR..Apesar de haver aí certas imagens...#AiCiume :P <3
    E eu a parender cada vez mais sobre a minha Xora...1D <3 :O :o Nnunca me passou pela cabeça que voce gostava <3

    ResponderEliminar

Deixa aqui o teu comentário... :)